Mitú Monteiro

10 03 2008

Mitú, Oteniel Monteiro, tem 24 anos e desde sempre se dedica aos desportos do mar. Conseguiu um wildcard para disputar o Campeonato Internacional de Windsurf de Ponta Preta, que está a decorrer este fim-de-semana na ilha do Sal, onde se juntou aos grandes nomes no mundo na modalidade. Mas ele também quer ser um grande nome no mundo, mas de Kitesurf, que é a sua especialidade. Todos acreditam no seu potencial, só falta agora investir neste cabo-verdiano do Sal, que toda a sua vida acalentou o sonho de ser campeão mundial de Kitesurf e assim elevar o nome de Cabo Verde.

Asemanaonline” foi encontrar Mitú no meio do rebuliço do Campeonato, ele conseguiu um patrocínio de última hora, fez-se às ondas e alcançou o wildcard. Gosta de Windsurf, mas a sua praia é mesmo o Kitesurf, desporto para o qual diz ter mais potencialidade. Ele e toda gente, inclusivamente Josh Angulo que deposita toda a sua fé em Mitú.

Conta como começou estas lides do mar: “primeiro foi o bodyboard, depois passei pelo surf, kitesurf, e mais tarde windsurf”. Mitú recorda que no início “era difícil conseguir material”, tinha que pedir aqui e ali emprestado e também não havia pessoas que tivessem um bom nível para o ensinar. Assim, fui aprendendo com os turistas, as pessoas que apareciam pelo Sal. Observava-os e tentava imitar o que fazia, repetia a mesma coisa vezes sem conta e aprendia ”.

Agora diz, as condições estão mais facilitadas para esta nova geração de crianças e jovens que cada vez mais se interessam pelos desportos de mar. “Os miúdos que começam agora com 13 anos até aos 19 conseguem adquirir um bom nível, isto se tiverem bons patrocínios”, afirma, acrescentando que “esses jovens podem alcançar grandes feitos para Cabo Verde”.

Aliás, a questão dos patrocínios é complicada no nosso país, é algo para o qual as empresas ainda não estão sensibilizadas. “As empresas cabo-verdianas estão pouco sensibilizadas para o mecenato no desporto. Mas agora com a realização deste evento podem ver que investir na divulgação da sua imagem através dos desportos náuticos pode ser um bom investimento”, avança Mitú.

E está dependente dos patrocínios a sua participação ou não no Circuito Mundial de Kitesurf. Mitú quer participar nas provas, que começam em Abril, em França, e depois seguem para Marrocos, Portugal, Brasil e Nova Coledónia. É claro no seu maior propósito: “fazer todo o circuito e pôr o nome de Cabo Verde bem lá em cima”.

O outro sonho de Mitú é abrir uma escola de Kitesurf na Praia de Anfior, no Sal, por ser a que melhores condições oferece para a prática de Kitesurf. No currículo deste desportista, na modalidade Kitesurf, já conta a participação no freestyle em Itália, no ano passado, em que ficou em sétimo lugar em mais de 40 atletas. Mas a sua especialidade é Wave (ondas), em que já faz parte do ranking mundial, agora é investir nisso. No Windsurf, esteve em 2003 em Gran Canarias, Espanha.

Fonte :  Semana online

 


Actions

Information

7 responses

15 03 2008
oteniel

o nome coreto e Oteniel….

15 03 2008
Jerome Boggio-Pasqua

Mitu entrou nos “trials” que davam acesso à competição para os desportistas que não integram o circuito mundial. Conseguiu competir na prova, nunca entra com wildcard !!!!

15 03 2008
Mitu monteiro

espero de encontrar bons parceiros para que eu posso
desfrutar o meu talento, e ter o primeiro Caboverdiano
no tope do mundo de Kitesurf…

16 03 2008
Jerome Boggio-Pasqua

“E está dependente dos patrocínios a sua participação ou não no Circuito Mundial de Windsurf.” de KITEBOARD nao de windsurf !!!!!!

30 07 2008
Rosa brasileira

aeeeeeeeee Mitu! Parabens!!! E quando vem me visitar em Fuerteventura??
Bijim, sodad da Kabuverdiiiiiiii

30 07 2008
Rosa brasileira

mandómi un email: rosacarreira@hotmail.com

13 11 2008
Soraia

Um reparo: a fotografia é da autoria de Pedro Moita e pertence ao seu arquivo pessoal. Está autorizada para ser publicada no Jornal a Semana. Em todos os outros casos está sujeita às leis de copyright.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: