Ocean Spirit 2008

3 03 2008

santa-cruz.jpg


Festival Ocean Spirit
Verão de 2008 promete muita animação
O maior festival de desportos de ondas do país, que acaba de ser apresentado em Lisboa, já arrancou. De 16 a 27 de Julho, mais 100 mil participantes vão encher as areias e as águas da praia de Santa Cruz, em Torres Vedras, que por aqueles dias são tomadas pelo Ocean Spirit –

Festival Internacional de Desportos de Ondas.

Se a edição de 2007 se traduziu num imenso sucesso, com a participação de mais de 500 atletas nacionais e internacionais e a visita de mais de 80 mil pessoas, para este ano as expectativas são ainda maiores.

A rasgar as ondas vão estar cinco modalidades – surf, bodyboard, kitesurf, skimboard e kayaksurf –, em provas disputadas por alguns dos melhores atletas do mundo nas respectivas modalidades. É esperada uma saudável, mas renhida competição entre todos os participantes, à semelhança do que sucedeu na primeira edição.

O Ocean Spirit é, porém, muito mais do que um mero festival de desportos de ondas. Assim, além da vertente competitiva, o evento aposta de forma séria e empenhada em transmitir a imagem de um festival para a família, aberto a todas as idades. Por isso, não apenas se justificam as inúmeras actividades ligadas aos desportos de ondas que estão programadas, uma tenda pedagógica para os mais pequenos, baptizada de “Amigos de Neptuno”, como diversos projectos de responsabilidade social.

A Aldeia Neptuno irá ser o palco de todas as emoções. Será aí que os diversos projectos pensados pela organização vão ganhar corpo: além de um palco para concertos nocturnos, haverá uma piscina de ondas e zonas de bares, esplanadas e restauração. E porque a responsabilidade social não pode ser um castelo de areia, a organização tem nas mãos o programa “Santa Cruz Ocean Spirit, Uma Praia para Todos”, uma forma de chamar a atenção para a necessidade de se construir uma sociedade mais atenta às questões ambientais, mais saudável e mais inclusiva.

O aspecto ambiental não podia deixar de estar na primeira linha das preocupações dos organizadores, ou não fosse este um festival cujos participantes são amantes natos do mar. “Conhecer para Conservar” é uma iniciativa assente na consciencialização dos intervenientes para a mudança de atitudes e comportamentos nos grandes e nos pequenos gestos do dia-a-dia. De igual modo, haverá alertas sérios acerca daquela que é a epidemia do século XXI: a obesidade.

Sendo este um festival aberto a toda a família, as pessoas portadoras de deficiência física ou mental têm um lugar especial no Ocean Spirit. Desse modo, haverá acessibilidade garantida à Aldeia Neptuno (parqueamento, cadeiras anfíbias, passadeiras em todo o evento junto ao mar, primeiros socorros, etc.), bem como a iniciação à prática de algumas modalidades. Neste caso, tratam-se de pranchas de surf adaptadas para invisuais, kayak adaptado a deficientes físicos e kayak duplo (deficiência mental e paralisia cerebral). Haverá ainda um “Dia Diferente pela Inclusão”.

Pedro Lamy, conceituado piloto nacional, será o rosto deste evento, tendo a seu cargo a organização de um triatlo paralelo para figuras públicas. Um festival dentro do festival, que promete muita animação na Praia de Santa Cruz.

Fonte : Infordesporto.sapo.pt


Actions

Information

2 responses

13 07 2008
Flávio

ja se sabe alguns concertos?

11 08 2008
Joao Correia

Fantástico, não conhecia este acontecimento. Gostava mm de ir no próximo, ainda por cima tem tow-out??!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: